sexta-feira, 22 de março de 2019

Grafeno: 6 aplicações na construção civil

O que é grafeno?

Dez vezes mais forte que o aço, mais fino que o papel, o grafeno ( graphene) pode ser o futuro da tecnologia na construção civil.  Ele é uma camada de um átomo de espessura de átomos de carbono dispostos em uma rede hexagonal. É o bloco de construção do Grafite, mas ele é uma substância notável por conta própria. Têm uma infinidade de propriedades surpreendentes que repetidamente lhe valem o título de “material maravilhoso”.

 

 

É sempre arriscado fazer afirmações amplas sobre a história, mas uma das poucas coisas que parece se confirmar é que os avanços tecnológicos impulsionam o curso da civilização. O bronze e o ferro eram tão cruciais para a disseminação das sociedades antigas que eles tiveram épocas inteiras batizadas em sua homenagem. Com a ascensão da indústria siderúrgica americana, os trilhos da ferrovia se espalharam do Atlântico ao Pacífico, veios de metal que transportavam o sangue de uma nação. Os semicondutores de silício permitiram o crescimento de computadores e o maior surto de tecnologia da informação desde a impressão. Esses materiais moldaram o desenvolvimento da sociedade e ajudaram a determinar quais países dominavam as relações internacionais.
O grafeno tem muitas propriedades incomuns. É o material mais forte já testado, conduz calor e eletricidade eficientemente e é quase transparente.

Aplicações

Nenhum outro material tem a amplitude de superlativos que ele possui, tornando-o ideal para inúmeras aplicações.

  • É muitas vezes mais forte que o aço, mas incrivelmente leve e flexível.
  • É eletricamente e termicamente condutivo, mas também transparente.
  • É o primeiro material 2D do mundo e é um milhão de vezes mais fino que o diâmetro de um único fio de cabelo humano.

Áreas de aplicação

Transporte, medicina, eletrônica, energia, defesa, dessalinização; a gama de indústrias onde a pesquisa de grafeno está causando impacto é substancial. E isso é apenas o começo. Estes são apenas os primeiros passos. O potencial do grafeno é ilimitado.

Grafeno na construção civil

Há um potencial fenomenal para o grafeno ser usado na construção. Paredes, iluminação, painéis de toque, sensores, geradores, baterias e painéis solares podem ser afetado. No entanto, a pesquisa inicial se concentrou na indústria eletrônica, onde pequenas quantidades podem ser usadas com grande eficácia.

Aplicações

LEDs de longa duração

Com lançamento previsto para este ano, os LEDs serão um dos primeiros produtos de grafeno comercialmente disponíveis. A lâmpada é reivindicada a ter menores emissões de energia e custos de fabricação, e uma vida útil mais longa do que as lâmpadas LED tradicionais. O díodo da lâmpada regulável é revestido em grafeno, por isso conduz de forma mais eficaz.

Tinta impermeável

Ele pode ser combinado com o oxigênio para criar o óxido de grafeno. O óxido de grafeno é usado em  tintas para dar praticamente a qualquer material, é um revestimento ultra forte e não corrosivo.
As excepcionais propriedades do material permitem que uma fina camada de tinta de grafeno torne a superfície impermeável, fornecendo proteção contra o ar, elementos climáticos ou produtos químicos corrosivos.

Aço à prova de corrosão

Aços revestidos com grafeno estão sendo desenvolvidos para reduzir drasticamente os danos causados ​​por água e produtos químicos corrosivos para aumentar sua vida útil.
O fato de ser 10 vezes mais forte que o aço é uma das características mais impressionantes do grafeno, então não é surpresa que as empresas queiram tirar vantagem disso. Há uma enorme quantidade de pesquisas sendo realizadas em aço, no entanto, como um material estrutural, como concreto, terá que passar por testes exaustivos antes da aprovação, então outras propriedades do grafeno são susceptíveis de ser explorado antes de sua força.

A força, a flexibilidade e a condutividade elétrica dele atraíram vários fabricantes de telefones celulares, entre os quais a Samsung, investiu muito no lançamento da primeira tela sensível ao toque baseada em grafeno.

As telas sensíveis ao toque podem ser integradas em um prédio e, à medida que os custos de produção diminuem, pode ser possível aprimorar essa tecnologia transparente para cobrir janelas inteiras. O arquiteto do Instituto Nacional de Grafeno investigou ter um painel interativo em sua janela de visualização da rua.

Painéis solares de pulverização

No futuro, podemos ver células solares pulverizadas em uma superfície. As células fotovoltaicas feitas de camadas de material semi-condutor e grafeno. Ele é transparente e altamente condutor, têm o potencial de duplicar a quantidade de energia convertida em um painel. No entanto, o material não é muito bom para coletar a corrente elétrica produzida dentro de uma célula, então esta é a área onde a pesquisa está sendo focalizada atualmente.

Concreto auto-limpante

A introdução do grafeno no concreto pode ter o potencial de aumentar a força do material a longo prazo.
No entanto, a curto prazo, é mais provável que ele seja usado para melhorar a aparência e o desempenho ambiental do concreto. A pesquisa está sendo realizada em concreto que é auto-limpante ou poderia beneficiar o meio ambiente.
Concreto injetado com grafeno pode fazer das fachadas escurecidas e manchadas uma coisa do passado. Suas características impermeáveis do nano material impediriam que as superfícies coletem sujeira.
O concreto que contém grafeno não apenas se limparia, mas também teria o benefício de limpar o ar ao redor. Ele cria um ambiente catalítico que decompõe moléculas nocivas maiores em compostos inofensivos para reduzir a poluição.

Se você conhece outros produtos ou pesquisas que envolvem novas tecnologias para construção civil, comente aqui e de sua opinião sobre o futuro do grafeno no setor.

 

 

The post Grafeno: 6 aplicações na construção civil appeared first on Plantas de Casas.


Grafeno: 6 aplicações na construção civil Publicado primeiro em http://www.plantasdecasas.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário