Muito usada tanto em obras de construção civil, quanto na indústria, a plataforma elevatória é ideal para a realização de projetos em altura. Disponível em diversos modelos, como plataforma móvel e articulada, é fundamental a realização do curso de operador de plataforma elevatória e a escolha do modelo mais adequado para sua obra. Aprenda como operar plataforma elevatória e obtenha mais agilidade e segurança em obras de difícil acesso, limpeza, instalação e reparação de fachadas.
Como operar plataforma elevatória
Antes de aprender como operar plataforma elevatória é importante esclarecer algumas das principais dúvidas, como o que é e qual trabalho com plataforma elevatória auxiliará em sua obra.
A plataforma elevatória é um equipamento semelhante aos elevadores industriais, que erguem funcionários com segurança e precisão para trabalhos em altura. Esse equipamento possui uma base, onde o operador de plataforma pode estar alocado, e uma estrutura elevatória flexível capaz de alcançar diversas alturas. Elas são opções mais ágeis, práticas e seguras em relação às escadas e aos andaimes.
Com o conhecimento adequado sobre o que é uma plataforma elevatória e como usá-la, antes de iniciar a operação é necessário fazer um treinamento de plataforma elevatória.
Treinamento de plataforma elevatória
O treinamento de plataforma elevatória é obrigatório e consiste na capacitação para operar o equipamento, resultando em um certificado. O certificado possui validade e deve ser atualizado dentro do prazo para garantir a segurança dentro das atualizações tecnológicas e operacionais comuns no segmento.
O curso de plataforma elevatória aborda conteúdos teóricos e fundamentos práticos do trabalho, levando em consideração as aplicações e a redução de riscos e levando mais segurança e precisão para sua obra.
A Degraus oferece este serviço com certificado e ministrado por profissionais especialistas no assunto.
Regulamentação e normas
Para aprender como operar plataforma elevatória é necessário ter conhecimentos de diversas normas e regulamentações nacionais e internacionais.
O treinamento NR18 é um dos mais importantes e garante a execução de suas atividades com segurança. Ele é usado para a operação de gruas, equipamentos de transporte e movimentação de materiais e pessoas, em que se incluem as plataformas elevatórias.
Além da NR-18, o treinamento também aborda a NR-11, riscos, características dos equipamentos, montagem, relação com o vento, rede elétrica, bem como outras variantes relacionadas ao trabalho em ambientes externos, estudos de caso, manutenção preventiva, Sistemas de Segurança, entre outros aprendizados fundamentais para a formação do operador.
Ao fim do curso, é realizada uma avaliação para analisar se ele aprendeu como operar plataforma elevatória e se está apto para realizar esse trabalho com segurança e precisão.
Plataformas elevatórias Degraus Aluguel de Equipamentos
Depois de entender todas as orientações de como operar plataforma elevatória, é fundamental optar pelo modelo mais adequado para a sua obra.
As plataformas disponíveis na Degraus Aluguel de Equipamentos podem atingir até 41 metros de altura e estão alinhadas com as normas vigentes de segurança do trabalho em plataforma e o manual de operação.
Disponíveis para diesel e eletricidade, as plataformas elevatórias do Degraus Aluguel de Equipamentos podem ser articuladas, plataformas mastros, plataformas tesoura, plataformas veicular, entre outros modelos.
O post Como operar plataforma elevatória: dicas e cuidados apareceu primeiro em Degraus.
Como operar plataforma elevatória: dicas e cuidados Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário