Mesmo que você ofereça produtos ou serviços de qualidade, não há garantia de que sua empresa sempre obterá a venda. A concorrência é pesada na maioria das indústrias e os empresários precisam ter formas inovadoras de conseguir mais clientes.
Se você é alguém que poderia usar mais inspiração em suas estratégias de geração de leads, você está com sorte. Entramos em contato com especialistas para criar uma lista de ideias para encontrar clientes.
Aqui estão as 25 melhores dicas sobre como obter mais clientes dos profissionais:
1. Vá a milha extra para seus clientes atuais.
Valentyna Kerzhentseva, Gerente de Projetos, DesignContest
Eu acredito que você sempre precisa lutar por um cliente e fazer o seu melhor para manter um cliente satisfeito. Sempre faça tudo (às vezes até coisas que parecem impossíveis) para agradar seu cliente. Se seus clientes atuais estiverem satisfeitos, eles deixarão um bom feedback sobre sua empresa que influenciará mais tarde a decisão de clientes em potencial sobre o uso (ou não) dos serviços que você oferece. Os clientes trazem outros clientes (seus amigos, parceiros de negócios ou mesmo vizinhos etc.) para que você nunca tenha uma falta de clientes. Além disso, clientes satisfeitos sempre podem ser usados como parte da estratégia de marketing da sua empresa. É por isso que manter seus clientes atuais muito satisfeitos.
2. Organize um evento educacional.
Jen Spencer, vice-presidente de vendas e marketing da SmartBug Media
Organize um evento educacional que enfoque um tópico com o qual seu cliente ideal se preocupa. Pense em um ponto de dor que a pessoa possa ter e que você possa resolver. Em seguida, reúna um pequeno painel de influenciadores que podem falar nesse ponto e complementar o que você tem a oferecer. Ao envolver esses influenciadores no evento, eles terão a oportunidade de ganhar exposição pessoal e, por sua vez, você pode pedir seu apoio na promoção do evento para direcionar o tráfego. Certifique-se de que seu evento é voltado para a ajuda e não para vendas. Ao fazer isso, você se posicionará como um recurso para um grupo muito segmentado de clientes em potencial.
3. Melhore seus esforços de marketing de entrada.
Amar Trivedi, presidente e fundador da AmDee
Como uma pequena empresa, o marketing de entrada é crucial. Reconhecemos a importância de rastrear usuários em nosso site, tentando descobrir o que eles estão procurando e fornecendo conteúdo que é útil para eles. Temos certeza de que todos os nossos contatos estão em um banco de dados central, registrando todas as informações relevantes relacionadas a eles e, em seguida, usamos essas informações para nossos esforços de marketing. Também mantemos uma taxa de resposta e um período de tempo consistentes aos quais respondemos às conversas.
4. Torne-se uma celebridade local.
Adam Witty, CEO do Advantage Media Group
Use o poder da mídia para se tornar um grande negócio – na sua comunidade. Ser apresentado na mídia lhe dá autoridade, e os clientes querem trabalhar com pessoas que comandam a autoridade. Entre em contato com uma estação de rádio local para agendar um programa ocasional e tirar dúvidas sobre sua especialidade. Escreva uma coluna ou um editorial para o seu jornal local ou um blog que alcance seu público-alvo. Trabalhe com seu jornal local ou um blog apropriado sobre como criar um concurso de doação co-patrocinado. Não se trata de se tornar uma grande celebridade – trata-se de se tornar bem conhecido no mercado local, que lhe dará negócios.
5. Iniciar um programa de referência
Maggie Aland, pequeno negócio apto
Boca a boca pode percorrer um longo caminho em trazer-lhe novos negócios. Muitas vezes, a melhor maneira de obter novos clientes é alavancar seus clientes existentes. Uma maneira fácil de fazer isso é com um programa de referência de clientes como o ReferralCandy . Este plug-in de loja de comércio eletrônico fácil de usar permite que você crie recompensas para clientes que direcionam seus amigos usando links de referência exclusivos e compartilháveis. Você também pode promover seu programa com belos widgets e modelos de e-mail – não são necessários designers ou desenvolvedores. Clique aqui para experimentar o ReferralCandy gratuitamente por 30 dias .
6. Transforme prospectos em clientes por podcasting.
Tom Schwab, Diretor Chefe de Evangelismo, Entrevista Valet
Com mais de 400.000 podcasts escutados por 30% da população dos EUA, as entrevistas de podcast direcionadas podem ser uma maneira eficaz e eficiente de se conectar com milhares de clientes ideais e levá-los a conhecer, gostar e confiar em você. Você pode transformar os ouvintes passivos em visitantes ativos e leads engajados. Estudos de caso ( Business Coach ) mostraram que as entrevistas em podcast são convertidas 25 vezes melhor que os blogs e os clientes fecham mais rápido do que outras formas de tráfego frio. Outros estudos de caso ( CPA ) mostraram um Retorno sobre o Investimento (ROI) de mais de 600%, acima do marketing do Facebook e e-mail ( Entrevistas do Estado de Podcast ).
7. Comece a escrever posts de convidados.
Elise Dopson, escritora independente de marketing digital, elisedopson.co.uk
Minha melhor dica para encontrar novos clientes é começar a postagem de comentários. Comece fazendo uma lista de sites / revistas on-line / blogs que seu cliente ideal lê. Por exemplo, como um escritor freelance de SEO, meu cliente alvo pode ler sites como o SearchEngineJournal.com ou o Moz.com. Depois de ter sua lista, pense em um artigo exclusivo que você poderia escrever para cada site. Coloque isso no editor e, assim que assinar, faça da melhor peça que você já escreveu – contratar um freelancer, se necessário.
Embale-o com conselhos e valores acionáveis que não podem ser encontrados em outro lugar e inclua um link para seu site como crédito. Dessa forma, você está impulsionando o SEO (a chance de ser encontrado naturalmente pelos mecanismos de pesquisa quando as pessoas pesquisam o que sua empresa oferece), além de estar posicionado na frente das pessoas com maior probabilidade de se interessarem pelo seu negócio.
8. Encontre empresas usando um serviço com o qual você se integra.
Mikko Honkanen, Co-fundador, Vainu
A tecnologia moderna significa que você não precisa esperar até ter uma chamada de descoberta para descobrir qual provedor de CRM ou Marketing Automation usa um cliente em potencial. Essas informações estão realmente disponíveis no código-fonte do site da empresa. Mesmo que você não entenda, ou não queira gastar tempo tentando entender todo o código, existem muitos aplicativos inteligentes que, como o Vainu, rastreiam as tecnologias que uma empresa usa. Com esse tipo de filtro de tecnologia, você pode encontrar todas as empresas usando o Salesforce ou o Pipedrive CRMcomo um exemplo. Por que isso é importante para conseguir mais clientes? Saber antes de uma chamada de vendas que uma empresa usa uma plataforma que o seu serviço também integra aumenta sua chance de conseguir a reunião porque você 1.) Somente telefonará para empresas que realmente se beneficiam de sua oferta e 2). Seja confiável quando souber os pontos problemáticos da empresa e explique em um tom personalizado como você pode resolvê-los.
9. Participe de fóruns profissionais pagos.
Larissa Pickens, proprietária e diretora de criação da Float Design
Encontrei fóruns profissionais pagos para ser uma ótima maneira de se conectar com clientes em potencial. Faça uma pequena pesquisa e encontre algumas que se encaixem no nicho específico que sua empresa está segmentando. Descobri que as pessoas que participam de grupos pagos são mais comprometidas e profissionais do que aquelas que participam de grupos de rede gratuitos – com base nisso, tende a haver um alto nível de confiança que ajuda automaticamente. Ser ativo nesses grupos não apenas traz mais clientes, mas também oferece uma rede muito mais rica dentro do seu nicho. Por exemplo, além de procurar clientes, tento entrar em contato com outros provedores de serviço em minha empresa, que são ótimos para dar e obter referências. Se você trabalhar consistentemente, será possível aumentar o reconhecimento da marca e obter um ROI ao se associar a uma organização profissional paga.
10. Divulgue seus sucessos.
Steve Pritchard, consultor de marketing digital, giffgaff
Se você teve um período particularmente frutífero, ou acabou de ganhar uma enorme quantidade de negócios de uma empresa líder, faça tudo que puder para divulgá-la. Escreva um comunicado de imprensa sobre como sua pequena empresa assumiu os concorrentes maiores e saia por cima – isso mostrará a outras empresas que podem precisar de seus serviços que você não é muito pequena ou ineficiente para lidar com suas necessidades. Ninguém mais vai gritar sobre as conquistas da sua empresa, então isso é algo que você mesmo precisa fazer.
Com um pouco de sorte, este press release será escolhido por algumas publicações regionais / do setor, que serão lidas por influenciadores e CEOs de outras empresas, alguns dos quais podem apenas fazer uma visita ao seu website e fazer uma consulta sobre seus serviços. .
Precisa de inspiração para criar o comunicado de imprensa perfeito? Confira a lista da Fit Small Business de 40 exemplos bem-sucedidos de press release.
11. Organize concursos do Instagram.
Mary Clare Bland, estrategista chefe, soluções digitais sob medida
Eu tive clientes que tiveram grande sucesso executando concursos Instagram! A demografia é importante – eles funcionam melhor para os Millennials e a Geração Z, ou empresas que visam as mulheres da Geração X. Brindes tradicionais (por exemplo: inscrever-se em nosso boletim informativo e receber uma chance de ganhar uma TV) parecem ser fáceis de obter seguidores, mas podem ser bastante desafiadores. As pessoas tendem a não confiar em algo que é de graça, pensando que vão se enredar em uma venda difícil ou que haverá um problema. Concursos no Instagram funcionam porque as pessoas têm que fornecer algo (uma foto) para entrar, então elas tendem a ser mais confiáveis. Eles incentivam a participação porque desafiam as pessoas.
A melhor maneira de fazer isso é promover duas hashtags: uma para o seu negócio e outra especificamente para o concurso. Em seguida, carregue-o com hashtags que são seguidas por seu mercado-alvo. Certifique-se de ser muito claro sobre como várias entradas são tratadas e se elas renunciam aos direitos de suas fotos.
12. Pesquise clientes antes de uma reunião.
Aayush Parikh, Desenvolvimento de Negócios Líder, Lealdade Hashtag
No mundo digital de hoje, executar uma breve verificação de antecedentes antes de entrar em uma sala de reunião tornou-se um passeio. Conhecer seu público é a regra de ouro para conquistar seu coração. Mantenha-se atualizado com a história acadêmica e profissional do seu cliente, as atividades de negócios mais recentes, iniciativas, interesses, etc. Além de quão bem você se apresenta, o conhecimento do seu cliente é essencial para criar uma fantástica primeira impressão.
13. Receba referências familiares e de amigos de sua equipe.
Fiona Adler, Fundadora, Actioned
Se você tem funcionários ou pessoas que trabalham de perto com sua empresa, lembre-se de que suas redes podem se estender amplamente. Dê a eles um desconto ou cupom especial para amigos e familiares para incentivá-los a falar sobre sua empresa. Se o seu negócio é de natureza física, você pode imprimir cartões para sua equipe carregar em suas carteiras e distribuir para seus amigos. Ou, para empresas on-line, você pode criar um código de desconto especial que incentiva sua equipe a compartilhar nas redes sociais ou por e-mail. Para que isso funcione, você precisa ter certeza de que o desconto ou a oferta é significativa – algo que sua equipe se sentiria orgulhosa em enviá-lo como uma oferta exclusiva! O bônus dessa tática é que você não apenas obterá novos clientes, mas também ajudará seus funcionários a se sentirem bem com o trabalho deles.
14. Conheça e comunique seu cliente ideal.
Rachel Sheerin, proprietário, ela vende
A melhor maneira de obter novos clientes é identificar o seu cliente ideal e, em seguida, compartilhar esse perfil de cliente ideal com todos que você conhece e em todas as suas plataformas de mídia social e site. Por exemplo, se seus clientes ideais são mulheres na faixa dos 30 e 40 anos que são mães, fazem compras na Nordstrom, estão aptos e têm uma faixa salarial de US $ 100 mil a US $ 150 mil, suas imagens devem refletir isso.
Certifique-se de que suas postagens estejam cheias de termos específicos do setor, permitindo que todos que olharem para você, no LinkedIn, no site e no blog, saibam que você é o especialista pelo qual eles estão esperando. Ser muito específico sobre o seu cliente ideal facilita que as pessoas se vejam facilmente em seu marketing e entendam se elas são adequadas para você e vice-versa. Também torna mais fácil para seus amigos e sua rede encaminhar os clientes ideais para você.
Para saber mais, leia o guia Fit Small Business para criar um perfil de cliente , com exemplos.
15. Ter uma pessoa viva disponível para receber chamadas 24/7.
Jamie Lowary, Gerente de Relações de Canal, PATLive
Descobrimos que muitas empresas dedicam grande atenção ao marketing de seus negócios, mas não estão necessariamente disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para os leads gerados por seu marketing. A pesquisa mostra que 80% dos chamadores enviados para o correio de voz desligam sem deixar uma mensagem, e 85% dessas pessoas nunca tentarão ligar novamente. Nosso conselho para adquirir mais clientes é aproveitar os leads de entrada com uma pessoa viva disponível o tempo todo.
16. Escreva posts de blogs que serão compartilhados em mídias sociais.
Amanda Austin, fundadora e proprietária, Little Shop of Miniatures
Eu sou um novo site, por isso estou sempre procurando maneiras de aumentar o tráfego de forma barata e eficaz para o meu site e gerar backlinks para fortalecer o SEO. Tive uma vitória recente com uma postagem no blog sobre as melhores contas do Instagram a seguir, se você gosta de miniaturas. Eu escrevi o post e perguntei aos proprietários da conta se eles estavam bem com isso. Eles ficaram emocionados – e eu consegui me conectar com o The Daily Mini, que tem quase 130 mil seguidores no Instagram. Ela compartilhou meu post no Facebook e compartilhou um produto da minha loja Instagram, que quintuplicou meu tráfego por dias. Ela também quer me apresentar em um Q & A em seu blog e eu vou fazer uma oferta para seus seguidores. Essa foi uma maneira fácil e gratuita de levar minha loja para dezenas de milhares de pessoas que querem o que eu vendo.
17. Faça uso do Meetup.com
Luke Bastin, Proprietário Principal, PDA Buzz
Leads exclusivos e direcionados são a força vital para a maioria das pequenas empresas. Existem muitas táticas que podem ser usadas para obter essas informações, mas uma das mais eficazes conhecidas é o compartilhamento de conhecimento de negócios e o site de relacionamento Meetup.com. Seja qual for a natureza do negócio, normalmente haverá um grande número de grupos Meetup ativos e vibrantes relevantes para os serviços ou clientes desse negócio. Por exemplo, se você possui um restaurante, haverá grupos de estilo de vida que conterão membros ativos procurando recomendações sobre a culinária local. Se você possui uma loja de comércio eletrônico, haverá grupos interessados em suas áreas de produtos localizadas em todo o mundo. Esses grupos podem ser unidos e usados tanto fisicamente como em rede ou remotamente ao conhecimento, compartilhando um diálogo aberto. O melhor de tudo, este método é grátis!
18. Crie uma campanha de marketing de contato
Anne Kleinman, Consultora Promocional, Ad Infinitum
Uma campanha de marketing de contato é aquela em que você escolhe seus clientes ideais e, em seguida, envia algo personalizado para eles e seus interesses para chamar sua atenção e obter a reunião. Eu usei a idéia a seguir tanto para clientes como internamente, e temos uma taxa de resposta de 100% até o momento. Pegamos uma caneca de café, às vezes impressa com o logotipo da empresa e às vezes não, depois adicionamos café, chá e muito mais com uma nota que diz: “Gostaríamos de conversar durante uma xícara de café”. para a perspectiva. Em seguida, é seguido por um telefonema para definir a reunião. Essa reunião pode ser no telefone ou pessoalmente.
19. Incremente seu programa de referência.
David Blacker, co-fundador da AirGigs
Aqui na AirGigs, encontramos uma maneira de sobrecarregar nossos clientes existentes, promover referências e aumentar o interesse nas mídias sociais! Convidamos nossos artistas (trabalhamos com músicos profissionais e engenheiros de gravação) para enviar um vídeo onde eles destacam seu próprio trabalho criativo. Para nossa alegria, fomos bombardeados com entradas de alta qualidade de artistas entusiastas! Analisamos os vídeos com cuidado e os compartilhamos nas mídias sociais, no site e no blog. Nossos clientes (todos altamente conectados a outros em nosso principal mercado-alvo) compartilham os vídeos com seus colegas profissionais – expandindo nosso alcance de mídia social através de uma estratégia de referência do século XXI. Usando o YouTube e colocação cuidadosa de palavras-chave, ele também direciona o tráfego para o nosso site, enquanto destacamos nossos próprios artistas!
20. Use itens de brinde personalizados.
Shelley Grieshop, escritora criativa, totalmente promocional
Uma das maneiras mais populares e econômicas de aumentar sua base de clientes é usar itens de brinde personalizados. Eles podem ser distribuídos em convenções e feiras comerciais, bem como inúmeros eventos comunitários, já que o marketing local também é muito importante. Muitos de nossos clientes obtêm ótimos resultados quando se exibem localmente, oferecendo produtos promocionais personalizados em feiras, desfiles, eventos esportivos e outros locais populosos. As pessoas raramente esquecem quem lhes deu coisas de graça. Os destinatários e as pessoas com quem entram em contato ficam expostos ao logotipo da empresa toda vez que os brindes são usados. É uma ferramenta de publicidade inteligente para empresas de todos os tamanhos, mas especialmente aquelas que estão começando.
21. Acompanhe seu custo médio de aquisição de clientes (COCA).
Joshua Feinberg, vice-presidente e co-fundador da SP Home Run Inc.
Para obter mais clientes, você precisa saber o que funciona e o que não funciona – e quanto custa. Freqüentemente, as pequenas empresas, que não possuem um Chief Revenue Officer com experiência digital, geralmente ficam completamente no escuro sobre essa métrica super importante. O que geralmente acaba acontecendo é que as empresas estão em um dos dois extremos – os custos totalmente carregados são insustentavelmente altos, ou praticamente nada está sendo investido, porque a pequena empresa tem muito pouca confiança em sua capacidade de escalar. Se você assistir bastante Shark Tank, verá que Mark Cuban e Kevin O’Leary quase sempre criticam os participantes sobre o custo de adquirir um cliente. É um grande negócio para qualquer um que precise de mais clientes.
22. Estenda a mão a prospects que tenham os mesmos desafios que os clientes anteriores.
Andy Goldstrom, sócio-gerente da Midcourse Advisors
Se você tem um histórico de sucesso, você pode se concentrar em clientes em potencial que têm um desafio semelhante e promover isso para eles. Eu recomendo usar o LinkedIn para filtrar o perfil desses clientes em potencial. A partir da pequena lista, sugiro fazer uma pesquisa rápida (Google, Site, LinkedIn, etc.) para determinar se algo que eles estão enfrentando corresponde ao sucesso de seu estudo de caso. Em seguida, entre em contato e conecte-se com eles para indicar interesse em conectar-se e oferecer-se para compartilhar a solução que você forneceu a outra empresa em seu setor que também possa beneficiá-los. Por exemplo, se você é um provedor de tecnologia com um aplicativo exclusivo que ajuda as empresas a economizar dinheiro em custos de assistência médica e ter algum sucesso comprovado, você pode segmentar empresas semelhantes e se oferecer para fornecer um resultado semelhante.
23. Faça com que seus clientes façam o seu marketing por meio de avaliações on-line.
Mark Nicholson, diretor de marketing, resultados absolutos
Uma das melhores maneiras de obter mais clientes é ter seus clientes atuais no mercado para você através de avaliações on-line. Isso cria referências boca a boca e também ajuda no SEO local. Sua empresa não é apenas encontrada, mas também fornece uma prova social que ajuda na conversão e influencia os consumidores a escolher sua empresa em relação à concorrência. As empresas que assumem o controle da gestão da reputação acham que é uma maneira certa de aumentar os negócios e as vendas. É desafiador gerenciar as revisões manualmente, portanto, revisar o software de gerenciamento usando a automação é essencial para aumentar suas chances de desenvolver um fluxo contínuo de novas revisões.
24. Livro falando compromissos e melhorar a credibilidade.
Paula Conway, presidente do Astonish Media Group
A melhor maneira de obter novos negócios é agitando mais mãos e agendando palestras. Saia e socialize, junte-se a grupos de empreendedores locais ou outros pequenos grupos empresariais. Tempo voluntário para uma organização maior que atrai uma grande variedade de pessoas e empresas, e reserve a si mesmo como palestrante em sua área de especialização para organizações que serão receptivas a ele. Por exemplo, se você é uma pequena empresa de contabilidade ou um contador individual, falar com praticamente qualquer grupo com conhecimento fiscal seria adequado. Isso poderia ser corretores de imóveis, grupos de investidores e grupos de empreendedores. Organizações como a WeWork e a Regus geralmente apresentam palestrantes convidados em diferentes áreas de especialização para expandir o portfólio de clientes que atendem.
25. Saiba como atrair diferentes tipos de pessoas.
Dan Hollister, especialista em marketing digital, CanIRank
A melhor maneira de obter mais clientes começa com a compreensão de diferentes tipos de pessoas e como atraí-los. Normalmente, você encontrará pessoas mais atraídas por informações, valores ou elogios. Fale com essas pessoas de maneira diferente para abordar suas necessidades distintas ou escreva um conteúdo que enfatize um desses pontos mais do que os outros. Você provavelmente encontrará conteúdo repleto de detalhes para os analíticos do seu público. As conversas que se concentram em alinhar os valores de sua empresa com seus leads ajudarão a transformar uma perspectiva empática em um cliente dedicado. Essas práticas podem ser adaptadas para se adequarem melhor à sua indústria, para que você possa atrair uma grande variedade de clientes.
Para você
Mesmo dentro do seu mercado alvo, nem todo cliente é o mesmo. É por isso que encontrar maneiras de encontrar clientes interessados em seus produtos pode ser um desafio. A lista acima contém algumas das formas mais eficazes de atrair novos clientes, diretamente dos profissionais. Não é um que se adapte ao seu negócio, então experimentá-lo e ver como vai ser.
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