A segurança no ambiente de trabalho é primordial para todos os envolvidos: empregadores e empregados. Quando atendem aos parâmetros de qualidade e as normas regulamentadoras vigentes, é sinônimo de responsabilidade e atenção com o empregado.
Na área da eletricidade, a norma que regulamenta o trabalho dos profissionais é a NR 10. Essa norma é obrigatória para quem quiser trabalhar com a eletricidade. Conheça abaixo mais sobre a Norma Regulamentadora 10.
A norma NR 10
A Norma Regulamentadora 10 foi publicada pelo Ministério do Trabalho em 1978, através da portaria 3214, recebendo atualizações, sendo que a redação atual é de acordo com a portaria 508, de abril de 2016.
Qual o principal objetivo da NR 10? É garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que trabalham em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
A norma se aplica a profissionais que trabalham em baixa, média e alta tensão, e ela implementa medidas de controle e sistema de prevenção de acidentes no ramo, o que pode resultar em casos mortais.
Medidas de Controle
A norma é específica quanto as medidas preventivas de controle para a preservação do ambiente de trabalho, da saúde e do meio ambiente. Dentre as medidas de controle estão:
- Esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas com as especificações de aterramento e os dispositivos e equipamentos de proteção.
- Prontuário de Instalações Elétricas, para instalações com carga superior a 75KW, onde devem constar os procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, além de:
- Documentação interna com as inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
- Especificação dos equipamentos de proteção individual e coletiva;
- Documentação de qualificação e habilitação dos trabalhadores da área;
- Etc.
Além das medidas de controle, a norma versa sobre a segurança necessária em projetos, na construção, montagem, operação e manutenção elétrica, no qual todas as instalações devem atender a norma regulamentadora.
A NR 10 obriga o profissional que deseja trabalhar na área a fazer um curso que o habilita para exercer as atividades profissionais com segurança e respaldado pela norma.
O curso da NR 10
Todo o profissional deve realizar o curso específico, com o qual recebe as noções de segurança e os procedimentos para garantir a integridade no ambiente de trabalho.
No curso, são discutidos:
- Os procedimentos de segurança em instalações energizadas;
- Procedimentos de segurança em instalações desenergizadas;
- Trabalhos em Alta Tensão;
- Noções de segurança em Projetos;
- Sinalização de segurança;
- Procedimentos de trabalho;
- Emergências.
Após o profissional ter os conhecimentos ensinados em sala de aula, aplicados por escolas profissionalizantes, ele recebe um certificado de NR 10, que o habilita para trabalhar na área. A carga horária do NR 10 é de 40 horas.
A validade da NR 10 é permanente nas empresas, e a do certificado de NR 10 é de 24 meses, no qual o profissional deve fazer a reciclagem para atualização dos conteúdos.
A NR 10 é fundamental para os profissionais da área elétrica terem segurança e saberem os procedimentos corretos para o trabalho. Quer saber mais sobre a norma e os equipamentos de proteção necessários? Entre em contato com o Degraus e tire suas dúvidas.
O post O que é a NR 10? apareceu primeiro em Degraus.
O que é a NR 10? Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário