terça-feira, 31 de março de 2020

ARMÁRIOS DE COZINHA FEITOS COM AÇO

Armários de cozinha são quase sempre feitos em madeira, e a dúvida costuma ser só em relação ao material da bancada. Mas existe também uma outra opção para os armários, que é o aço. Vantagens do aço nos armários de cozinha A principal vantagem do aço em relação à madeira é a sua resistência. Por … Continue lendo ARMÁRIOS DE COZINHA FEITOS COM AÇO

O post ARMÁRIOS DE COZINHA FEITOS COM AÇO apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


ARMÁRIOS DE COZINHA FEITOS COM AÇO Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

segunda-feira, 30 de março de 2020

8 QUITINETES NO TERRENO DE 10x30m

O maior diferencial desse projeto é que todos os 8 quitinetes possuem uma pequena área externa e vaga coberta de garagem. Isso valoriza os quitinetes, e também cria uma sensação mais agradável. Medidas do terreno O projeto de 8 quitinetes foi feito em um terreno plano de 300m², com 10 metros de frente e 30 … Continue lendo 8 QUITINETES NO TERRENO DE 10x30m

O post 8 QUITINETES NO TERRENO DE 10x30m apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


8 QUITINETES NO TERRENO DE 10x30m Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

sexta-feira, 27 de março de 2020

5 dicas de como resolver o problema da eflorescência

Você já se deparou com marcas esbranquiçadas nas paredes e pisos da sua casa e tentou removê-las, mas percebeu que elas voltavam? Saiba que o seu problema pode ser eflorescência, um fenômeno que preocupa muitos profissionais de obras e proprietários de construções. Preparamos algumas dicas para que você entenda melhor o que são essas patologias da construção civil e se livre delas! 

O que é eflorescência?

A eflorescência consiste no surgimento de manchas brancas na superfície de chãos e paredes de revestimentos cerâmicos, concreto e alvenaria. 

Isso acontece por conta da evaporação de alguns sais como o hidróxido de cálcio, presente na composição do cimento e da cal, que reage com o dióxido de carbono presente no ar, formando assim as manchas.

Quais são as causas?

Existem diversas causas que podem levar ao surgimento de eflorescências, mas alguns dos principais são:

  • Produto utilizado com alto teor de sais solúveis
  • Preparação do material envolve excesso de água (argamassa ou concreto)
  • Local ou ambiente muito quente e úmido
  • Pintura feita sobre o reboco ainda úmido (antes do tempo mínimo de secagem de 28 dias)
  • Estrutura, rejunte, revestimento, concreto e argamassa apresentam fissuras

5 dicas para resolver a eflorescência

Se você está tendo problemas com essas manchas, saiba que existem alguns cuidados e medidas que você pode adotar para que elas desapareçam! Para aqueles que desejam deixar seus pisos e paredes com uma aparência mais bonita, seguem as dicas:

1. Escolha bem os materiais 

Em primeiro lugar, é necessária atenção à escolha do cimento e outros materiais envolvidos no processo de construção ou reforma das superfícies. Opte, de preferência pelo cimento do tipo CP-IV, que é pouco poroso e resiste bem à exposição de água corrente, ou do tipo CP-III, que possui baixa concentração de hidróxido de cálcio.

2. Previna-se com materiais impermeáveis

Você também contar com uma manta impermeável para impedir ou pelo menos reduzir a umidade do solo em contato com os revestimentos. Existem também alguns aditivos impermeabilizantes que protegem a argamassa e o concreto de absorverem água.

3. Utilize ácidos

Tanto o ácido sulfâmico quanto o acético servem muito bem para remover essas manchas. No entanto, antes de utilizar o produto, é necessário consultar a forma e quantidade correta para que você não tenha problemas de corrosão ou até mesmo mais manchas na superfície. Após o processo, não se esqueça de lavar o local com água em abundância para que todo o produto seja retirado.

4. Conte com removedores específicos

Já existem diversos produtos prontos para a remoção dessas marcas no mercado. Assim, você não precisa realizar misturas e nem correr atrás dos ácidos, que apesar de efetivos, são bastante perigosos se não utilizados da maneira correta e com segurança. 

5. Investigue a origem 

Se após esses procedimentos você notar que as manchas continuam surgindo, ou até mesmo se sua situação já estiver em um estágio mais avançado, o ideal é realizar uma nova camada de revestimento e até mesmo investigar mais a fundo a origem dessa infiltração para descobrir de onde vem a água que causa a eflorescência.

_____________________________________________

Gostou dessas dicas? Você também tem problemas com a eflorescência no seu piso ou parede? Esperamos que com esses passos você consiga resolver esse problema em seu ambiente residencial ou empresarial. Não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais conteúdos como esse.

Nos vemos no próximo artigo!

O post 5 dicas de como resolver o problema da eflorescência apareceu primeiro em Degraus.


5 dicas de como resolver o problema da eflorescência Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

quinta-feira, 26 de março de 2020

METAIS NA DECORAÇÃO – Efeitos e Exemplos

Os metais geram efeito refrescante e moderno na decoração. Isso porque são feitos de materiais frios, e têm visual high tech, ou seja, associado à industrialização e à tecnologia. Por isso eles ficam bem quando usados em detalhes, associados a materiais mais aconchegantes como a madeira e os tecidos. E também ficam muito bem com … Continue lendo METAIS NA DECORAÇÃO – Efeitos e Exemplos

O post METAIS NA DECORAÇÃO – Efeitos e Exemplos apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


METAIS NA DECORAÇÃO – Efeitos e Exemplos Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

segunda-feira, 23 de março de 2020

CONSTRUÇÕES MODULARES – RÁPIDAS, SUSTENTÁVEIS E EFICIENTES

As construções modulares prometem ser o caminho da arquitetura e da construção civil nos próximos anos. Isso porque ela reúne muitas vantagens. Modulares e pré-fabricadas Ao contrário do que se imagina, construções pré-fabricadas não precisam ter má qualidade. Essa ideia surgiu da explosão de construções pré-fabricadas de madeira que foram feitas sem cuidado, logo que … Continue lendo CONSTRUÇÕES MODULARES – RÁPIDAS, SUSTENTÁVEIS E EFICIENTES

O post CONSTRUÇÕES MODULARES – RÁPIDAS, SUSTENTÁVEIS E EFICIENTES apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


CONSTRUÇÕES MODULARES – RÁPIDAS, SUSTENTÁVEIS E EFICIENTES Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

Entenda o que é EPC e sua importância nas empresas

Um dos fatores mais importantes na hora de construir ou reformar é a garantia de segurança na obra. Tanto empregadores, que devem disponibilizar um ambiente com as melhores condições para a execução do trabalho, quanto trabalhadores, que devem executar suas funções com responsabilidade e o menor risco possível para si e para seus colegas, precisam estar comprometidos com uma mentalidade de prevenção.

Acidentes de trabalho normalmente são resultado de uma combinação de fatores, aliando falhas humanas e materiais a aspectos ambientais. É por isso que existe uma série de equipamentos de proteção coletiva que devem fazer parte de qualquer obra, independente de sua grandeza e quantidade de funcionários. 

Os EPCs servem para se precaver a esses acontecimentos e garantir a saúde e a segurança do trabalhador. Continue lendo para entender melhor sobre esses equipamentos fundamentais nas empresas!

O que é EPC?

Essa é a sigla para Equipamento de Proteção Coletivo, um equipamento, dispositivo ou todo um sistema criado a fim de garantir a segurança e proteção de um grupo de pessoas enquanto realizam determinada tarefa.

É utilizado pelas empresas para zelar pela saúde e integridade de seus trabalhadores, defendendo-os de situações de risco, e também as pessoas em seu entorno. Além disso, não interfere de nenhuma maneira no trabalho que está sendo exercido, sendo instalado geralmente no ambiente em que o funcionário está atuando.

Diferença do EPC para o EPI

A principal diferença entre esses dois é que o EPI, como o próprio nome diz, é de uso individual, garantindo a segurança única e exclusivamente daquele que o utiliza. Alguns dos principais EPIs são:

  • Capacetes
  • Luvas
  • Óculos
  • Máscaras
  • Botas
  • Protetor Auricular

Já o EPC é utilizado por diversas pessoas e assegura todos, trabalhadores, visitantes e pessoas em geral envolvidas na atividade, sendo ainda mais eficiente. São exemplos de EPCs:

  • Guarda-corpo
  • Exaustores e sistema de ventilação
  • Piso antiderrapante
  • Placas sinalizadoras
  • Corrimão de escada
  • Iluminação de emergência
  • Proteção contra ruídos

É válido lembrar que o uso de equipamentos de proteção individual não excluem o uso dos equipamentos de proteção coletiva. Ambos se completam, criando um sistema integrado de segurança para o trabalhador.

Por que são tão importantes?

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, mais de 4,5 milhões de notificações de acidentes de trabalho foram registradas entre 2012 e 2018, representando mais de 2 mil acidentes por dia. A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) afirma ainda que o Brasil é o quarto país no ranking mundial de acidentes do trabalho.

O uso de equipamentos de proteção coletiva em construções colabora para a redução de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, além de conscientizar trabalhadores e empregadores da importância dos sistemas de proteção e das boas práticas no canteiro de obras, qualificando a mão de obra e assegurando o bom andamento do trabalho.

Portanto, é responsabilidade dos gestores e administradores certificar que não apenas os seus funcionários estejam devidamente seguros, como também todo o público e ambiente ao seu redor.

___________________________________

O que achou do nosso artigo sobre a EPCs? Acredita na importância desses equipamentos para as empresas? Não se esqueça de que esses materiais, assim como os EPIs, devem ser trocados e substituídos quando estiverem desgastados, danificados ou extraviados. Continue acompanhando o nosso blog para receber mais esse tipo de conteúdo. 

Até o próximo artigo!

O post Entenda o que é EPC e sua importância nas empresas apareceu primeiro em Degraus.


Entenda o que é EPC e sua importância nas empresas Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

domingo, 22 de março de 2020

CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m

Essa casa totalmente térrea foi projetada em um terreno em declive, com garagem, casa e quintal no mesmo nível. Medidas do terreno O projeto foi feito para um terreno em declive, com 16 metros de largura e 43 metros de profundidade. A parte mais baixa fica 6 metros mais baixa do que o nível da … Continue lendo CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m

O post CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

sexta-feira, 20 de março de 2020

Saiba qual é a documentação para construção necessária em sua obra

Por mais que construir uma casa seja o sonho de muitas pessoas, é necessário ficar atento à documentação para construção antes de iniciar qualquer obra. Seja para construir em um terreno ou para fazer uma reforma na casa, confira alguns dos principais documentos que você precisa ter para garantir que seu imóvel esteja em dia, legalmente regulamentado e com segurança!

Importância da documentação para construção

Um dos principais motivos pelo qual se deve ter toda a documentação regular é porque assim você protege as pessoas que passam pelo local, sejam moradores, visitantes ou trabalhadores, para que elas possam transitar com segurança e sem riscos.

Além disso, se uma obra é pega na fiscalização do governo sem as devidas autorizações, ela pode ser barrada e o dono pode levar multas altíssimas, podendo até mesmo ter sua construção demolida.

Principal documentação para construção

Para que o seu imóvel não tenha nenhum problema e você não tenha dores de cabeça depois que sua obra já estiver pronta, é necessário que você adquira os seguintes documentos:

1. Projeto

De uma forma geral, o projeto consiste em um conjunto de plantas que definem tanto a estrutura do imóvel, sua arquitetura e fachadas como também as partes elétrica, hidrossanitária e telefônica do local.

2. Memorial Descritivo

Já este documento faz uma relação de quais serão os materiais utilizados na obra, assim como ferramentas, tipo de tijolo, revestimento de pisos, cor de tinta, modelo da torneira, material das portas e janelas e muito mais. Esse é o momento também para selecionar a marca utilizada e avaliar os cursos envolvidos. 

3. ART ou RRT

Esse é o material em que o profissional engenheiro ou arquiteto (devidamente registrado no CREA ou CAU) assume a responsabilidade pela edificação e seus respectivos projetos, atestando que tudo tenha sido feito dentro dos parâmetros legais e seguros para os seus utilizadores. 

4. Alvará de Construção Civil

Antes de iniciar a construção propriamente dita, é necessário obter esse alvará, que nada mais é do que uma aprovação legal junto à Prefeitura para começar. Ele comprova que o projeto está em acordo com as exigências e normas da cidade, além de definir prazos e responsável legal. É um documento muito importante, e que deve ser fixado em local visível e seguro durante toda a obra.

5. Alvará do Corpo de Bombeiros

Outro item necessário algumas obras, especialmente em empresas, é o AVCB, pois ele garante a segurança da edificação. Para concedê-lo, o corpo de bombeiros analisa diversos pontos do projeto como extintores de incêndio, rotas de fuga, escadas de emergência e muito mais. 

6. Habite-se

Esse outro documento, também conhecido como Certificado de Vistoria e Conclusão de Obra (CVCO), é emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e deve ser solicitado pelo proprietário depois que a obra for finalizada como uma forma de vistoria, para que confirmem que a construção foi feita de acordo com o projeto.

7. Registro de Imóvel

O proprietário deve então ir até o cartório para fazer o registro, documento que assegura seu direito ao imóvel ou terreno. Ele irá certificar a legalidade da construção e comprovar que determinada pessoa ou empresa é dona do local.

8. Cadastro do imóvel na Prefeitura

Então, é necessário ir à Prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado para receber um número de cadastro. Em alguns cartórios, o cadastro é solicitado antes do registro, enquanto outros realizam o registro primeiro.

___________________________________

Vale lembrar que existem outros documentos e alvarás que também podem ser solicitados, dependendo da sua obra. Porém, esses citados são os principais que você precisa ter em mãos.

O que achou do nosso artigo sobre a documentação para construção? Agora você já compreendeu a importância de cada um deles e sabe que eles são fundamentais para o desenvolvimento dentro dos padrões da legislação e segurança dos usuários. Não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais esse tipo de conteúdo.

Até o próximo artigo!

O post Saiba qual é a documentação para construção necessária em sua obra apareceu primeiro em Degraus.


Saiba qual é a documentação para construção necessária em sua obra Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

quinta-feira, 19 de março de 2020

CAIXA D’ÁGUA DE AMIANTO – POR QUE TROCAR

A caixa d’água de amianto já nem é fabricada mais, porém muitas casas ainda a possuem. Casas com mais de 10 anos de construção, por exemplo, podem ter sido feitas com esse tipo de caixa, disponível na época. Se esse for o caso, o ideal é que ela seja trocada. Isso porque ela não parou … Continue lendo CAIXA D’ÁGUA DE AMIANTO – POR QUE TROCAR

O post CAIXA D’ÁGUA DE AMIANTO – POR QUE TROCAR apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


CAIXA D’ÁGUA DE AMIANTO – POR QUE TROCAR Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

terça-feira, 17 de março de 2020

QUARTO DE 4x4m DIVIDIDO EM 2

O espaço de 4 metros de largura por 4 metros de profundidade foi dividido em 2 ambientes. Foram feitos dois quartos para duas mulheres adultas, mas que também serve para pessoas mais jovens. Como o ambiente foi didivido em 2 O ambiente foi dividido em 2 quartos iguais, através de um armário que serve para … Continue lendo QUARTO DE 4x4m DIVIDIDO EM 2

O post QUARTO DE 4x4m DIVIDIDO EM 2 apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


QUARTO DE 4x4m DIVIDIDO EM 2 Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

segunda-feira, 16 de março de 2020

Conheça os principais tipos de fundações e suas aplicações

Antes mesmo de iniciar a construção, o técnico deve ficar bem atento aos tipos de fundações e qual escolher. Dependendo do tipo de solo, do tamanho e peso do imóvel, existe um alicerce mais adequado para que não haja rupturas, instabilidade ou deformações e a obra permaneça no lugar. Para que você compreenda bem cada uma delas, explicaremos as principais abaixo! Continue lendo.

Tipos de fundações superficiais

Conhecidas também como rasas ou diretas, esse tipo de fundação é recomendada principalmente para projetos com até dois andares. São conhecidas por esse nome porque ficam com menos de 3 metros de profundidade e as principais são:

Sapata

São elementos com uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. Esse tipo de fundação é conhecido por ter a tensão resistida pela sua armadura e não pelo concreto. Na sapata isolada, a carga da edificação é transferida para as colunas e então para a sapata, distribuído o peso para o solo. Já na sapata corrida, é transmitido para as colunas e depois dividido linearmente para o solo.

Viga Baldrame

Também conhecida como viga de fundação, ela é uma viga de concreto simples ou armado construída e posicionada abaixo do nível do solo, estendendo-se por todas as paredes e podendo inclusive servir para ligar as sapatas. Ela serve para distribuir a carga da edificação e também ajuda a travar as colunas da construção.

Radier

Já o radier é como uma placa ou laje de concreto armado que recebe todo peso da edificação e o distribui por todo o terreno. Ele abrange toda a área de construção e costuma ser utilizado principalmente em pequenos imóveis e em obras leves de alvenaria estrutural. Algumas das suas principais vantagens são a economia de materiais e a rapidez na execução.

Tipos de fundações profundas

Já quando a construção é feita em um solo mais fraco ou possui uma carga muito grande, as fundações profundas ou indiretas são as mais recomendadas. É necessário escavar mais o solo, geralmente mais do que 3 metros. Alguns exemplos desse tipo de fundação são:

Estacas

Podendo ser cavada ou perfurada, as estacas possuem grandes comprimentos e seções transversais pequenas. Costuma ser executada com máquinas e ferramentas, sem a necessidade de descida do operador. Além disso, podem ser feitas de diferentes materiais como aço, madeira ou concreto, pré-moldado ou virado na obra.

Caixões

Com forma prismática e concretados na superfície do terreno, os caixões são instalados por escavação interna, podendo inclusive utilizar ou não ar comprimido, dependendo do tipo de material.  

Tubulações

Por fim, as tubulações são indicadas principalmente em obras que possuem cargas elevadas, como por exemplo prédios de grande porte, viadutos e pontes. Nesse caso, há descida de pessoas para a sua construção para alargar a base e/ou fazer a limpeza do fundo.

_____________________________________________

O que achou do nosso artigo sobre os tipos de fundações? Como você pôde ver, existem diversos fatores que influenciam na escolha do alicerce ideal e é fundamental que o construtor avalie bem antes de montar a estrutura. Continue acompanhando o nosso blog para receber mais esse tipo de conteúdo.

Nos vemos no próximo artigo!

O post Conheça os principais tipos de fundações e suas aplicações apareceu primeiro em Degraus.


Conheça os principais tipos de fundações e suas aplicações Publicado primeiro em http://www.degraus.com.br/

domingo, 15 de março de 2020

TIPOS DE VASO SANITÁRIO SECO

O vaso sanitário seco é, como o nome deixa bem claro, um sanitário que não precisa de água. Mas como isso funciona na prática? Estamos muito acostumados com o vaso que usa água, mas se formos ver estamos sujando e contaminando a água com dejetos, e isso não é algo natural. Além disso, o gasto … Continue lendo TIPOS DE VASO SANITÁRIO SECO

O post TIPOS DE VASO SANITÁRIO SECO apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


TIPOS DE VASO SANITÁRIO SECO Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

sexta-feira, 6 de março de 2020

QUAIS TREPADEIRAS USAR EM MUROS, CERCAS E PERGOLADOS

Cobrir paredes, pergolados e outras superfícies com trepadeiras é uma ótima forma de criar um jardim sem usar espaço de circulação. Assim como os jardins verticais, elas podem cobrir muros, paredes e cercas, deixando os ambientes mais verdes sem ocupar espaço. E as vantagens de ter vegetação em casa são grandes, pois elas purificam o … Continue lendo QUAIS TREPADEIRAS USAR EM MUROS, CERCAS E PERGOLADOS

O post QUAIS TREPADEIRAS USAR EM MUROS, CERCAS E PERGOLADOS apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


QUAIS TREPADEIRAS USAR EM MUROS, CERCAS E PERGOLADOS Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/

terça-feira, 3 de março de 2020

ACESSÓRIOS E MÓVEIS ARTESANAIS

Peças artesanais são aqueles que não foram fabricados em fábricas, e sim em pequena escala. Isso deixa o produto com características mais específicas e agrega valor humano ao produto. Ao decorar e mobiliar uma casa ou apartamento com peças artesanais, mesmo que sejam apenas alguns, o ambiente fica com ar mais acolhedor. Exemplos de acessórios … Continue lendo ACESSÓRIOS E MÓVEIS ARTESANAIS

O post ACESSÓRIOS E MÓVEIS ARTESANAIS apareceu primeiro em Dicas de Arquitetura.


ACESSÓRIOS E MÓVEIS ARTESANAIS Publicado primeiro em http://dicasdearquitetura.com.br/